Processos naturais e antrópicos como fator de (re) mobilização de elementos-traço, poluentes e produtos de combustão em ecossistemas aquáticos da Amazônia Ocidental

banner com logo instituicionais
banner com logo instituicionais

Este estudo busca compreender a dinâmica dos elementos-traço, nutrientes, resíduos incompletos de combustão, a partir da reconstrução de ambientes deposicionais de lagos (geocronologia nas bacias dos rios Guaporé/Mamoré/Madeira que constituem um ecossistema aquático que compõe um dos maiores corredores ecológicos do mundo.

logo projeto datação sedimentos
logo projeto datação sedimentos

Os sedimentos dos lagos atuam como integradores do ambiente aquático podendo, portanto, responder às variações ambientais naturais e antrópicas. Os dados da geocronologia serão associados com as emissões de carbono pirogênico como indicador do processo de uso e ocupação dos solos a partir do desmatamento seguido da queima da vegetação. Os elementos-traço determinados no sedimento sob diferentes gradientes físico-químicos influenciados pelas características químicas das água nos indicarão como e, se estes ambientes atuam como filtro geoquímico de elementos-traço incluindo o Hg de origem natural e antrópico proveniente das atividades de uso e ocupação do solo e garimpo de ouro.

Assim, entre os resultados esperados destacam-se o estabelecimento da dinâmica dos processos antrópicos e dinâmicas naturais que contribuem para histórico da poluição ambiental no Antropoceno a partir de estudos geocronológicos e indicadores moleculares; identificação das contribuições relativas de queima de biomassa e de combustíveis fósseis; a avaliação do acúmulo de resíduos de combustão (carbono pirogênico) em ambientes aquáticos será usado como um proxy para avaliar a exposição da população à presença de tais partículas na atmosfera, cuja inalação reconhecidamente pode causar danos respiratórios e cardiovasculares em humanos.

Coletas

coletando perfil de sedimento no rio
coletando perfil de sedimento no rio

Coleta perfil.

Coleta de microplásticos.

perfil de sedimento
perfil de sedimento
coletando micro plásticos no rio
coletando micro plásticos no rio

Perfil.

Os microplásticos são pequenos pedaços de plástico, de até 5 milímetros, muitas vezes até invisíveis a olho nu. Eles são os detritos de produtos de plástico, geralmente formados por polietileno tereftalato (PET), polipropileto (PP), poliestireno (PS), poliuretano (PU), policloreto de vinila (PVC) e náilon (PA).

Prof. Dr. Ronaldo Almeida
Coordenador
foto do prof. dr. ronaldo almeida
foto do prof. dr. ronaldo almeida