Há um rio que atravessa a vida
Esse rio, dizem, é o tempo
E as lembranças são peixes nadando
Quando navegamos por essas águas
Voltamos a ser crianças

Lembranças são essenciais...

Wanderley Rdrigues Bastos

fotografia do prof wanderley usando óculos e com barba branca
fotografia do prof wanderley usando óculos e com barba branca

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer/UNIR desde 1999 e Bolsista de Produtividade CNPq desde 2006.

Amazônia

O bioma amazônico é um ecossistema único. É abrigo da maior biodiversidade do planeta em plantas, animais e microrganismos. Estima-se a existência nesse bioma de cerca de 30 milhões de espécies animais. Compreende 40% de toda a América do Sul, e 60% desse território fica localizado no Brasil, onde vivem quase 30 milhões de brasileiros.

tres homens caminhando dentro de um riacho com floresta em volta
tres homens caminhando dentro de um riacho com floresta em volta

Rio Madeira

O Rio Madeira faz parte do conjunto de recursos hídricos da bacia do rio Amazonas, banhando os estados de Rondônia e do Amazonas. Sua extensão aproxima-se de 3.315 km, sendo considerado o 17º maior em extensão no mundo. É também um dos principais e maior afluente – cursos de água menores que desaguam em rio maiores – do rio Amazonas.

Expedições · Aventuras · Amigos · Trabalho · Ciência

Fotografar e testemunhar a existência daquele olhar… Quando falamos em fotografia, temos uma sensação de passado, mas fotografia é presente… que se preserva… fascina… que nos estaciona ao que foi, um dia, real… Fotografar é eternizar!
Registros das vivências, que se tornaram passado rapidamente. Neles, estão a sensibilidade, os reflexos de instantes únicos. O presente é efêmero, e as memórias? Somos feitos de memórias, que vivemos ao longo da vida.

Amigos · Orientandos · Alunos

Iuri Oliveira

"Exímio profissional, compreensível e sobretudo humano... O melhor orientador que eu poderia ter escolhido."

Walkimar Aleixo

"O professor Wanderley é a nossa inspiração para aperfeiçoarmos continuamente como profissional e como ser humano."

Cássio Cabral

"O Professor Wanderley orienta para além da pós-graduação. Ele orienta para a vida."

Thiago Aluisio

“O Professor Wanderley é mais que um professor, ele é considerado como um pai, um exemplo a ser seguido, como profissional e como pessoa. Agradeço por tudo!”